Pesquisar

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Contribuinte pode checar se caiu na malha fina

Pelo portal e-CAC, o usuário tem acesso ao Certificado Digital e
podendo ver declarações entregues à receita, conforme o ano-calendário


A Receita Federal libera mensalmente para consulta os lotes da Restituição do Imposto de Renda, mas os brasileiros começam a contar com esse dinheiro bem antes. Pressionados pelo medo de cair na malha fina, vários contribuintes erram na hora que declarar o imposto de renda. Para minimizar esses erros, a Receita Federal disponibiliza pelo site www.receita.fazenda.gov.br uma ferramenta que ajuda o contribuinte a verificar se caiu ou não na malha fina.

Pelo portal e-CAC, o usuário tem acesso ao “Certificado Digital”, onde é possível visualizar todas as declarações entregues à Receita, de acordo com o ano-calendário. À frente de cada ano, os campos indicam respectivamente o tipo de declaração (ajuste anual, regularização, isento), data de entrega, original ou retificadora, sistema de tributação e – o campo chave – situação.

Se houver pendências na declaração, contribuinte poderá fazer uma autorregularalização. Para isso, deve retificar a declaração, corrigindo os erros apontados pela Receita e aguardar o processamento e conferência dos dados para então verificar se há valores a serem  restituídos.

O presidente da Unidade de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian, Igor Rocha, ressalta que o Certificado Digital é a maneira mais fácil e rápida de monitorar pessoalmente todas as etapas do processamento da Declaração do Imposto de Renda, além de aumentar a segurança do contribuinte em muitos outros aspectos.


Fonte: Consumidor Moderno/UOL

0 comentários:

Postar um comentário