Pesquisar

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Eletrodomésticos mais silenciosos terão novo selo do Inmetro a partir do ano que vem

Quem nunca teve que fechar toda casa, principalmente de manhã cedo, quando grande parte das pessoas ainda está dormindo, para ligar o liquidificador ou para secar o cabelo? Verificar a eficiência energética de um produto já é um hábito do consumidor. Entretanto, olhar o nível de ruído emitido por ele ainda não é uma atitude que esteja incorporada nas práticas de consumo da sociedade, pois muitas pessoas  não sabem que também existe uma classificação de ruído para eletrodomésticos. Em função disso, apesar de ser um requisito importante, esse elemento ainda não é um critério para escolher o eletrodoméstico que o consumidor levará para casa.

A partir do ano que vem, o selo será modificado pelo Inmetro e o novo modelo deve vir obrigatoriamente em três dos eletrodomésticos que mais emitem sons: os secadores de cabelo, liquidificadores e os aspiradores de pó. A Portaria nº 388/2013, publicada pelo Instituto,  além de avaliar quanto à segurança elétrica, vai classificar os decibéis de ‘1’ (mais silencioso) a ‘5’ (menos silencioso), no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE cujo selo tem boa aceitação e é de fácil compreensão para a sociedade.
 De acordo com o responsável pelo Plano Brasileiro de Etiquetagem (PBE), Marcos Borges, apesar de já haver um selo identificando o nível de ruído dos aparelhos, o Inmetro recebe muitas reclamações sobre o excesso de barulho que eletrodomésticos que emitem quando ligados. Sendo assim, visando orientar o consumidor na hora de escolher eletrodomésticos mais silenciosos e estimular os fabricantes a produzirem produtos com níveis de ruídos cada vez menores, a partir de 20 de fevereiro de 2014, os três eletrodomésticos deverão ser fabricados e importados somente de acordo com as novas regras. 
O Inmetro controlará as importações e impedirá a entrada de produtos irregulares. Para o comércio, o prazo vai até 20 de agosto de 2016, quando o Instituto exercerá a fiscalização por meio dos seus órgãos delegados nos estados – os Institutos de Pesos e Medidas (Ipems).
Nos próximos dois anos, o Inmetro em parceria com o Ibama vai estudar a implantação da classificação sonora para outros eletrodomésticos como,  por exemplo, as máquinas de lavar e os aparelhos de ar condicionado.
Essa medida é extremamente importante, considerando que o nosso cotidiano é marcado por buzinas, barulho de obras, música alta, barulho do trânsito, entre outros, e, segundo especialistas, a poluição sonora, pode causar distúrbios no sono, surdez, estresse, ansiedade, falta de concentração, dores de cabeça, distúrbios digestivos e, até, aumento da agressividade. Sendo assim, um barulho a menos é muito bem vindo.

Veja dicas de como economizar sua conta de celular

Você é do tipo de pessoa que fala e envia muito SMS aos amigos? Sua conta do celular está vindo cara? Veja as dicas do Portal do Consumidor para quem gostar de falar muito e enviar mensagens de texto frequentemente.
589d06pcdt3dj6jah1sir0yf6
O Smartphone – (que, em uma tradução livre do inglês, significa telefone inteligente) – é um celular com funcionalidade avançada, que possui programas executados em um sistema operacional, equivalente aos computadores. Esse tipo de aparelho vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. De acordo com dados divulgados pela consultoria IDC, no segundo trimestre de 2013 foram vendidos 8 milhões de Smartphones no Brasil, número 110% superior em relação ao mesmo período do ano anterior.
A diversificação do mercado digital e a internet móvel trouxeram importantes mudanças para a comunicação e para o uso do celular, que extrapola as atividades inerentes ao telefone tradicional. Nesse sentido, os aparelhos com plataforma Android e IOS contam com aplicativos gratuitos que facilitam a realização de tarefas cotidianas como: acompanhar o trânsito, acessar a conta bancária e fazer pagamento de contas, auxiliar o controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão, solicitar táxi, entre outros serviços.
As ferramentas que fazem chamadas de voz (VoIP) e por vídeo, usando a câmera do celular  ou do tablet também são exemplos desse avanço são.  Esses aplicativos oferecem recursos que incluem troca de mensagens instantâneas, envio de fotos e outros arquivos, e alguns deles até possibilitam a realização de chamadas para números de telefones fixos ou celulares tradicionais.
Visando apoiar o consumidor no sentido de otimizar o custo de sua conta de telefone, considerada uma das mais caras do mundo, o Portal do Consumidor reuniu  aplicativos gratuitos que permitem que você faça chamada de vídeo e voz, além da troca de  mensagem instantânea entre duas pessoas que estão conectadas à internet, por meio do mesmo serviço utilizado. Apesar de não haver cobrança de tarifa, essas ligações podem gerar consumo do plano de dados da operadora que você utilizada. Por outro lado, se estiver conectado a uma rede Wi-Fi no momento do uso desses aplicativos é possível  reduzir os custos em até 100% .
  • Viber – Aplicativo disponível para iPhone e Android, ele se utiliza da tecnologia VOIP para fazer ligações e enviar mensagens gratuitamente. O Viber funciona em redes Wi-fi e 3G.
  • Skype – É um dos programas mais populares que utiliza a tecnologia VOIP para fazer ligações de voz. Possibilita e fazer ligação para telefones fixos e móveis, além das funcionalidades como chat.
  • WeChat – Disponível apenas Smartphones com o sistema operacional Android, BlackBerry, iOS, e Windows Phone. Embora tecnicamente o aplicativo não permita fazer chamadas de voz, é possível usar o recurso de chat ao vivo.
  • FaceTime – A Apple lançou um aplicativo para fazer videochamadas entre usuários do iPhone ou iPad. Ele permite que o usuário associe sua conta da Apple (Apple ID) com seu número de celular e e-mail.
  • WhatsApp – Permite a troca de mensagens de texto e voz entre Smartphones, Ele é gratuito por um período de 12 meses (somente para Android), depois disso o cliente terá de pagar R$ 2,22 por ano.
Para baixar os aplicativos entre na “loja” de app do seu celular e veja qual deles se adapta melhor ao seu consumo. Utilizando esses aplicativos, sua conta pode ter uma redução de até 50%.