Pesquisar

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Consumidor mais cauteloso afetará as vendas de Natal

Consumidor brasileiro pretende gastar menos o 13º salário
com as compras, porque a intenção maior é quitar dívidas

A menos de um mês e meio do Natal, o que se vê, por enquanto, é um comportamento atípico de comerciantes e consumidores. Redes varejistas não alongaram os prazos de pagamento dos financiamentos para que a prestação “se encaixe” no orçamento do brasileiro. Enfatizam, porém, o desconto no pagamento à vista. Esticar prazo e jogar a primeira prestação para o ano seguinte foram práticas comuns recentemente, sobretudo em momentos de juros em alta, como o atual. O consumidor, por sua vez, aproveitou os feirões de renegociação de dívidas, que ocorreram durante o ano todo.

O inadimplente, no entanto, que limpou o nome, não tem intenção de cair novamente na farra do consumo. Pesquisas mostram que cresceu significativamente, em relação a anos anteriores, a fatia daqueles que pretendem usar a primeira parcela do 13º salário para poupar. A intenção de gastar essa renda extra para ir às compras ou quitar dívidas também é menor em relação a 2012.

Economistas atribuem a mudança de comportamento de varejistas e consumidores às incertezas que rondam a economia no ano que vem. “Se não houvesse preocupação dos agentes econômicos em relação a 2014, os prazos de pagamento dos financiamentos já estariam sendo esticados”, lembra Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (
Anefac

Mensalmente, a entidade pesquisa prazos e taxas de juros cobradas do consumidor. Apesar de a taxa média de juros ter subido desde abril e encerrado outubro em 5,56% ao mês, os prazos máximos e médios dos financiamentos ficaram parados nesse período. Para o economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (
Acrefi), Nicola Tingas, a cautela de consumidores e empresas existe porque há incertezas. Para o consumidor, há, segundo ele, um claro esgotamento do ciclo de crédito. “O poder aquisitivo do brasileiro está restrito”. 


INFLAÇÃO E RENDA


Essa restrição do consumidor, segundo Tingas, é resultado da combinação de vários fatores negativos. “Não existem acréscimos de renda significativos”. Nas contas do diretor de pesquisa econômica da GO Associados, Fabio Silveira, a massa real de rendimentos, que cresceu 6,6% ao ano entre 2010 e 2012, deve aumentar 2,5% neste ano e 1,4% em 2014.

Esse é um dos motivos apontados por Silveira para que o comércio não tenha um impulso significativo. Tingas destaca que a inflação pressionada, na casa de 6% ao ano, “come” a renda. Ele acrescenta que, apesar de ter recuado, o nível de endividamento do consumidor ainda é alto e afeta as compras. Esse cenário de cautela por parte do consumidor já se traduziu em números.

Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) deste mês, com cerca de 2.000 pessoas em cinco regiões do país, revela quais são os focos de preocupação dos brasileiros: 73,4% dos entrevistados estão muito preocupados com custo de vida; 63,4% com as dívidas pessoais; e 59,6% com o risco de perder o emprego. Em menor escala aparecem preocupações com a alta do dólar (38,3%) e com o crescimento da economia (44,1%). Na avaliação de Tingas, há um ajuste em curso entre consumidores e empresas.


Fonte: Brasilcon

Quer economizar? Saiba 10 formas para reduzir gastos

Aprenda como gastar menos com despesas do dia-a-dia 

Se está faltando dinheiro ou se você anda com ele contado para tudo, é hora de começar a pensar em reduzir gastosMesmo que ainda esteja sobrando alguns reais na sua conta, economizar é uma atitude amiga do bolso e que pode ser praticada quando necessário para evitar que você entre em dívidas.

1 - Café da manhã
Tomar café da manhã fora de casa todos os dias é um pequeno gasto que se acumulado pode acabar pesando no seu bolso. Uma alternativa é usar esse dinheiro para comprar alimentos para o café no supermercado e fazê-lo em casa.
Calcule o quanto você pode economizar com o café da manhã com a planilha abaixo.


2 -
 Água
Para economizar água as “regras” são básicas: diminuir o tempo no banho, verificar com frequência se não há vazamentos na sua casa e fechar a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça. Uma ideia é deixar para lavar o quintal e o carro a cada 15 dias, reduzindo o consumo semanal.
3 - Energia elétrica
Aqui também dicas fundamentais: substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes; sempre que possível, apagar a luz durante o dia, aproveitando a luz do sol e tirar da tomada aparelhos que não estão sendo usados.
Na hora da compra de eletrônicos, procure optar por produtos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia, de preferência da categoria A(este é um indicativo de que ele consome menos energia).

4 - Descontos
Como diz o ditado, “quem não arrisca, não petisca”. Se você não ousar pedir um desconto maior, dificilmente ele será oferecido por quem está vendendo. Converse com o vendedor e com o gerente, qualquer desconto é válido. 
5 - Compre em “tamanho família”
Outra forma de diminuir gastos é comprar produtos que estão na sua lista frequentemente e que não estragam em quantidades maiores. Supermercados atacadistas podem ser uma opção, faça as contas se o preço unitário sai mais em conta.
6 - Leve comida de casa para o trabalho
Seja o almoço ou um lanche, além de mais saudável por conta da forma de preparo, levando comida de casa para o trabalho você pode economizar nesse gasto, deixando o dinheiro para outra coisa ou para aproveitar no fim de semana. Até mesmo se você usa tíquete-refeição.
7 - Compre depois (ou bem antes) das datas comemorativas
Presentes que não saem do calendário e que todo ano você deixa para a última hora(quando, geralmente, o comércio aumenta os preços) podem ser comprados bem antes ou depois pelo valor normal ou até com descontos. Planeje!
8 - Mude seus hábitos com o celular
Trocar a conta pós-paga para uma pré-paga pode ser uma saída para que você possa controlar melhor os gastos. A maioria das operadoras oferece promoções e bônus que reduz a cobrança pelo minuto falado e o custo em SMS, faça as contas e veja quanto você pode economizar se aproveitar essas facilidades.
9 - Planeje seus gastos
Separe o dinheiro das contas e despesas fixas (aquelas que vêm todo mês). Fazendo isso, você sabe onde seu salário está indo e consegue organizar melhor o orçamento para economizar ou comprar algo que queira. Isso ajuda também a se controlar naquela liquidação, evitando aperto depois.
10 - Contagie os que moram e convivem com você
“A união faz a força” para diminuir os gastos. Fica mais fácil quando sua família, amigos e colegas de trabalho apoiam e colaboram para que você consiga poupar seu bolso. Faça com que eles entrem na sua onda.