Objetivo é conscientizar para os riscos que existem na hora de comprar um imóvel, para que sonho não vire pesadelo |
A Associação Brasileira dos Mutuários e Habitação (ABMH)
promove, entre os dias 2 e 27 de junho, a 1ª edição da “Campanha Nacional
do Mutuário: Adquirindo a Casa Própria”. O trabalho será realizado nos 15 Estados
onde a entidade atua, além do Distrito Federal: Alagoas, Amazonas, Espírito
Santo, Goiânia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco,
Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Presidente da ABMH e Ibedec, nas seções de Goiás, Wilson Cesar
Rascovit diz que a campanha surgiu diante da necessidade de informação que o
mutuário precisa ter para fazer uma compra com sucesso e sem problemas futuros.
“A iniciativa partiu da diretoria da ABMH, juntamente com o setor comunicação,
e com o apoio de todas as filiais no País”, destaca.
Conforme Rascovit, a intenção da Campanha do Mutuário é
alertar para os riscos que os consumidores correm ao assinar contratos sob o
efeito da euforia, situação muito comum em fechamento de contratos de habitação
e, principalmente, nos meses em que ocorrem o Feirão da Caixa.
“A ação da ABMH incluiu a distribuição de material
informativo e cartilhas nos espaços físicos das associações. Além de reuniões e
informação diretamente com diretores e especialistas do mercado imobiliário,
onde abordarão assuntos de importância para o consumidor da casa própria”,
ressalta o presidente da ABMH/Ibedec Goiás.
Rascovit ressalta ainda que o consumidor/mutuário, quando
intenciona comprar a casa ou apartamento próprio, assina dois contratos importantes:
o da compra em si e, em geral, o contrato do financiamento imobiliário. “Assiná-los,
sem a devida orientação, é um negócio muito arriscado, que requer cuidados redobrados”,
alerta.
Postado por Marjorie Avelar
Assessora de Comunicação do Ibedec/ABMH Goiás