Pesquisar

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Consumo nacional de eletricidade cresce 4,1% em agosto; residências gastam mais

Consumo residencial de energia avançou 7% e foi o item que mais
contribuiu para a alta nacional de 4,1% no mês de agosto

O consumo nacional de energia elétrica aumentou 4,1% em agosto, o equivalente a 38.686 gigawatts-hora (GWh), em comparação com igual mês do ano passado, informou na quinta-feira, 26 de setembro, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com a divulgação da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.
Segundo o documento, no mês passado, o consumo de energia na indústria ficou 1,6% acima do de agosto de 2012, atingindo 15.883 GWh. Já o consumo residencial avançou 7% e foi o item que mais contribuiu para a alta nacional. Nas regiões, os maiores aumentos ocorreram no Sul (10,2%) e Nordeste (9,9%).

De acordo com a EPE, no Sul, o frio rigoroso, com temperaturas abaixo de zero, fez aumentar o uso de aquecedores e, no Nordeste, o aumento foi impulsionado pelo aumento nas vendas de eletrodomésticos. Na região Sudeste, o consumo aumentou 4,8%. São Paulo, principal mercado da região, teve crescimento de 4,8%. No ano, o consumo residencial no estado apresenta alta de 4,3%.
Ainda conforme a EPE, o consumo do setor de comércio e serviços subiu 4,7% (6.597 GWh), influenciado pelo efeito estatístico (base elevada em 2012) e o da indústria, 1,6% (15.883). O estudo aponta ainda que os setores eletrointensivos seguem com  consumo de energia elétrica em retração, enquanto outros segmentos têm evoluído positivamente, contribuindo para o bom desempenho no consumo industrial, principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste.

Fonte: Agência Brasil

Novos iPhones são menos resistentes que anteriores, atesta provedor de plano de proteção dos EUA

No quesito segurança, iPhone 5C e 5S receberam notas piores que o iPhone 5

Em uma rodada de testes realizada pela SquareTrade, um provedor de plano de proteção para gadgets nos Estados Unidos, e noticiada pelo site Tree Hugger, o iPhone 5S e o 5C foram testados e ambos receberam notas piores do que o iPhone 5 no quesito resistência.

Este ano, o iPhone 5S recebeu uma pontuação de 5.5 eo iPhone 5C recebeu teve a nota 6. No ano passado, o iPhone 5 ainda marcou um 5. O pior smartphone no quesito durabilidade, no entanto, foi o Samsung Galaxy S4, com tem uma pontuação de 7 (as notas são descrescentes, portanto quanto maior o número, pior é o desempenho), enquanto o melhor foi o Moto X Google, com uma pontuação de 4,5.

"Esperávamos que pelo menos um dos novos modelos de iPhone superasse essa média, mas, surpreendentemente, foi o Moto X que se mostrou mais ileso a acidentes", disse Ty Shay, diretor de marketing da SquareTrade.
Um estudo publicado no ano passado mostrou que os americanos gastaram mais de 6 bilhões de dólares em iPhones quebrados.