Pesquisar

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vai comprar um carro usado? Fique atento para não cair em cilada!

Comprar um carro zero Km é o sonho de muitas pessoas, mas, nem sempre o valor do veículo cabe no bolso do cliente, principalmente, depois do retorno do Imposto sobre Produtos Industrializados- IPI, em janeiro, e da obrigatoriedade de Airbag e freios ABS que impactaram no custo final dos veículos, gerando um aumento nos valores dos modelos novos.
Essa alta nos preços tem levado uma boa parte dos consumidores a optarem pelos carros usados. Segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), divulgados no Portal iG,  nos primeiros quatro meses de 2014, foram vendidas 2.567 milhões de unidades – 5,8% a mais que no ano passado.
Especialistas no assunto entendem que comprar um carro usado no cenário atual pode ser bastante vantajoso. Entretanto, esse tipo de aquisição exige alguns cuidados, uma vez que é muito difícil para quem não entende de mecânica de automóvel perceber possíveis problemas que podem onerar bastante investimento inicial e dar muita dor de cabeça ao comprador.
Sendo assim, relacionamos 06 dicas importantes para você que vai comprar um carro usado possa aproveitar só os benefícios dessa compra.
Confira as dicas:
carro2
1 – Prefira comprar carros de amigos e/ou pessoas conhecidas, quanto mais próximas forem, menor será o risco. As concessionárias São uma boa opção. Normalmente, são lojas grandes, vinculadas a montadoras e com uma reputação a zelar. Mas, apesar de mais segura, essa alternativa é menos econômica.
Existem também os carros vendidos nas lojas sem bandeira ou de locadoras, que têm preços mais em conta, porém mais elevado grau de risco do que as duas primeiras opções.
Vale lembrar que, no caso de compra e venda entre pessoas física, qualquer problema que não for resolvido entre as partes, só poderá ser solucionado na justiça comum. Pois a pessoa que vende o carro não é considerada fornecedor conforme definição do CDC. Sendo assim, a luz do código, não há uma relação de consumo e você não poderá  recorrer aos órgãos de defesa do consumidor.
2 – Faça um test drive antes de comprá-lo, apesar de não garantir a segurança na hora da compra, pode ajudar a verificar problemas de fácil percepção como travamento, ruído estranho no motor, freio muito baixo ou fazendo barulho ao frear, entre outros.
3 – Verifique a pintura. Diferenças de tonalidade na pintura da lataria pode ser indício de que carro tenha sofrido algum tipo de acidente.
4 – Fique atento à autenticidade dos documentos, algumas concessionárias já fazem essa verificação. Cheque se o número do chassi gravado em vários lugares no veículo, próximo ao motor, no vidro ou outros locais é a mesma que consta no certificado de propriedade do veículo. Os números e letras da plaqueta de identificação devem estar alinhados, com espaçamentos regulares e contornos uniformes.
Você pode também entrar no site do Detran da sua cidade e verificar se a placa é original.
O Ministério da Justiça tem um aplicativo para Smartphones que ao digitar o número da placa do veículo, ele identifica se o mesmo é roubado ou não. Confira aqui o aplicativo!
5 – Se estiver interessado em comprar um carro de uma pessoa física desconhecida, verifique com o proprietário a possibilidade de levar um mecânico de sua confiança para que ele faça uma avaliação no veículo;
6 – Examine a conservação geral do veículo. Faça uma revisão geral, olhe bancos, vidros, ar-condicionado, rodas, painel, teto, porta malas etc.
Fique atento às dicas!  Elas não garantem 100% de segurança na compra de veículos usados, mas podem minimizar os problemas mais recorrentes.

0 comentários:

Postar um comentário