Pesquisar

terça-feira, 15 de abril de 2014

Ibedec Goiás alerta para golpes aplicados contra aposentados e pensionistas

Os aposentados e pensionistas estão sendo vítimas de bandidos que têm feito ligações por telefone oferecendo certas facilidades para receberem supostos direitos junto ao Poder Judiciário. O alerta é dado por Wilson Rascovit, presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo - Ibedec Goiás.

“Essas pessoas, aproveitando-se da boa fé de pensionistas e aposentados, geralmente mais idosos, prometem resultados rápidos em suas ações judiciais ou revisões administrativas sendo que, para isso, eles necessitam de certo valor em dinheiro, inicialmente”, salienta Rascovit. “Apesar da iniciativa do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Nacional) em resolver alguns casos administrativamente, muitas vezes, os aposentados e pensionistas têm de recorrer ao Poder Judiciário para resolver pendências. É nesse momento que se deve tomar muito cuidado com as promessas feitas”, avisa.

“Hoje, a prática utilizada para a revisão de aposentadorias e pensões é somente no êxito, ou seja, estas pessoas somente pagarão pelos honorários do advogado no final da ação”, informa Rascovit, alertando ainda que, quando empresas ou escritórios cobrarem para ingressar com ação, o aposentado e/ou pensionista deve ter atenção.

Recentemente, por meio de atendimento oferecido pelo Ibedec Goiás, o aposentado Salomão Miranda dos Santos foi surpreendido com ligações feitas de Brasília, feitas por pessoas que se passavam por advogados e juízes. “Durante a conversa por telefone, afirmaram que se ele pagasse o valor de R$ 1.497, já receberia o valor que vem pleiteando junto ao Poder Judiciário”, conta o presidente do Instituto.

Rascovit pede que os aposentados e pensionistas, que têm ações judiciais, falem de valores a serem recebidos por intermédio de seus advogados. “Não existe este procedimento de pessoas da Justiça Federal, juízes e serventuários ligarem informando que devem buscar o seu dinheiro, desde que depositem um determinado valor. Isto é golpe”, ressalta.

O presidente do Ibedec Goiás afirma que muitos aposentados, pensionistas e até mesmo o idoso em si sabem muito pouco sobre seus direitos, razão pela qual são lesados tanto pelo INSS como por estelionatários. “Este tipo de cidadão já é diariamente prejudicado com a atual legislação previdenciária do Brasil. Eles vêm perdendo direitos em suas aposentadorias, o que causa um descompasso em seus rendimentos e gastos. Por causa desta situação, muitos deles acabam recorrendo aos empréstimos consignados, fato que certamente aumentará ainda mais a sua dívida, impactando seu orçamento, especialmente, quando precisam comprar medicamentos e ter dinheiro para seus gastos pessoais.”

O aposentado, pensionista e/ ou idoso que se sentir lesado pode procurar o Ibedec Goiás para tirar suas dúvidas, agendando atendimento gratuito pelo telefone 62 3215-700. O Instituto funciona das 8 às 18h, Rua 5 nº 1.011, Setor Oeste, em Goiânia-GO. Contatos por e-mail: ibedec@ibedecgo.com.br.

Postado por Marjorie Avelar - Analista de Comunicação do Ibedec Goiás

0 comentários:

Postar um comentário