O acesso à banda larga móvel está abaixo da meta
estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo
avaliação da agência reguladora sobre os planos de melhorias das prestadoras do
serviço, divulgada na segunda-feira, 24 de fevereiro, três das quatro empresas que operam em todo o país não conseguiram
cumprir a meta, estabelecida pela Anatel, de acesso à rede em 98% das
tentativas.
A Claro atingiu o objetivo de acesso a dados nas redes 3G e
2G entre agosto e outubro do ano passado. A TIM e a Vivo chegaram ao percentual
na rede 3G, mas ficaram abaixo da meta na rede 2G. A operadora Oi não conseguiu
cumprir a tarefa nas duas redes.
Para o serviço de voz, as quatro operadoras ultrapassaram a
meta de 95% das chamadas completadas sobre o total de tentativas. Segundo a
Anatel, as operadoras de telefonia móvel investiram R$ 17,39 bilhões em
melhorias desde 2012. O valor representa 55% do total previsto para ser
investido até o fim deste ano (31,79 bilhões).
Este foi o 5º Ciclo de Avaliação, e os dados são referentes
aos meses de agosto, setembro e outubro de 2013. O levantamento é feito a cada
três meses, desde 2012, quando a comercialização de linhas foi suspensa, após
confirmação de queda na qualidade da prestação do serviço de telefonia móvel.
Na ocasião, a Anatel impôs a todas as empresas a obrigação de apresentar um
plano nacional de ação com medidas capazes de garantir a melhoria na qualidade.
A operadora TIM disse que já está dedicando esforços para o
aprimoramento necessário do acesso à rede de dados 2G. A Vivo ressaltou que
está "firmemente comprometida" com a melhoria contínua da qualidade
dos serviços e do atendimento prestados aos clientes.
A Oi esclareceu que as situações em que as metas estipuladas
não foram alcançadas já foram mapeadas e estão sendo "cuidadosamente
analisadas e tratadas" pela companhia.
Fonte: Agência Brasil
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