Pesquisar

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Consumidor pode optar por carros menos poluentes

Pesquisa da OMS mostra que 68% dos poluentes vêm dos carros

Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a mobilidade urbana interfere em aspectos como qualidade do ar, estresse e até mesmo em questões como sedentarismo e obesidade.  Em estudo recente, realizado pelo pesquisador Carlos Dora da OMS, constatou-se que  a  poluição do ar é uma das grandes causadoras de mortes no mundo, atingindo cerca de  dois milhões de pessoas por ano.
A pesquisa mostra que 68% dos poluentes são provenientes dos carros e esse percentual é ainda maior quando se considera apenas as áreas urbanas, alcançando até 90%. Um dado preocupante é que a frota continua crescendo. A indústria automobilística nacional fechou o ano de 2012 com mais um recorde de vendas, 3.801.859 veículos emplacados, um crescimento de 4,6% sobre 2011, que tinha o marco de 3.632.842 unidades.
Uma forma de minimizar esse impacto é optar pelo os transportes coletivos (ônibus e metrô) e pelo o uso de bicicletas, mas nem sempre essa realidade é possível para todo mundo, uma vez os investimentos nesse setor ainda precisam ser ampliados. Para quem não tem outra opção a não ser usar o carro como transporte diário, agora é possível escolher automóveis menos poluentes na hora da compra.
 O Inmetro em parceria com a Petrobras, no âmbito Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, ampliou a informações disponíveis na tabela do Plano Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Assim, o consumidor ao comprar seu carro zero pode verificar  as emissões de CO2 (gás de efeito estufa) de origem fóssil não renovável e de gases poluentes (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio)
Eficiência energética
Como nos eletrodomésticos (refrigeradores, fogões etc.), o PBEV informa as classificações de eficiência energética dos modelos que recebem etiqueta com faixas coloridas de “A” (mais eficiente) até “E” (menos eficiente). Para as emissões de poluentes, foi considerada a redução relativa aos limites de emissão do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Ibama, contemplando com até três (3) estrelas para os modelos que emitem menos e uma (1) estrela para os que emitem mais.
Se você está pesquisando qual o melhor modelo para comprar com a chegada do décimo terceiro, pode incluir esse critério na sua escolha, pois para além das políticas públicas é preciso que o consumidor participe com indutor dessa melhoria. Os consumidores podem consultar as tabelas de consumo de combustível dos automóveis participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV),  no site do Instituto.

0 comentários:

Postar um comentário