Pesquisar

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Especialista dá dicas de como fugir das fraudes na Black Friday de 2015

Com uma expectativa dos varejistas de faturar de R$ 978 bilhões na Black Friday deste ano – no dia 27 de novembro – o consumidor deve ficar atento para não cair em nenhum golpe e não ser prejudicado pelas empresas. Nas edições anteriores o evento foi popularmente apelidado de "black fraude" por maquiar preços ou vender sem descontos. 

Para ajudar o internauta, especialista dá dicas para que os clientes possam aproveitar o evento sem preocupações e sem levar gato por lebre. Confira:

1. Faça uma pesquisa cuidadosa das empresas

O primeiro passo é ficar atento às diferentes empresas e o que elas estão oferecendo. “É uma grande oportunidade [a Black Friday] para as empresas ‘picaretas’ levarem vantagem”, afirma Mauricio Vargas, CEO do ReclameAQUI. Ele cita um caso de uma empresa chamada “Pernas Bacanas” que usou as cores da rede Pernambucanas, e acabou levando vários a comprarem seus itens como se fossem a verdadeira loja. “O consumidor desavisado pega e entra. Então o consumidor tem que pesquisar e ficar bastante atento por que vão haver oportunistas, como sempre tem, que vão levar o direito do consumidor”, declara.

Caso o consumidor acabe comprando em uma empresa fraudulenta, Vargas afirma que o Reclama Aqui não poderá ajudar o consumidor, mas reitera que a organização trará avisos para deixar os consumidores em alerta sobre questões como essa.

O órgão também desenvolveu um sistema de selos para empresas para demonstrar a confiabilidade de diferentes organizações. O selo é dado a empresas que demonstrem bons índices de atendimento no ReclameAQUI e se baseia em critérios como número de avaliações da empresa, índice de resposta e índice de solução.

O selo pode ser usado por consumidores para saber  quais empresas possuem um grau de confiabilidade certificado. Vargas destaca que a reputação demonstrada no selo é referente aos últimos seis meses e vale apenas para a Black Friday deste ano. Toda a empresa que desejar usar o selo precisa entrar em contato com o Reclame Aqui.

Vargas conta ainda que o Reclame Aqui realizará o acompanhamento das compras. Ele afirma ainda que empresas podem chegar a perder o selo no dia da Black Friday em si. “Nós vamos monitorar e qualquer alteração de preço nós vamos informar ao consumidor que a empresa, mesmo tendo o selo, cometeu uma penalidade.”, diz ele.

2. Tome cuidado com redes sociais e sites falsos

O consumidor também deve ter muito cuidado ao navegar a rede para não cair no golpe de sites que simulam varejos verdadeiros. “Muitos sites são cópias. Então é importante prestar atenção no endereço, na URL, porque muitas vezes o site possui um nome parecido.”, alerta o gerente de inteligência da Clear Sale Omar Jarouche.

3. Compare preços e verifique meios de pagamento

O diretor geral do Busque Busca Descontos, afirma ainda que é importante comparar os diferentes preços e verificar as formas de pagamento que são disponibilizadas. “Alguns critérios básicos que se seguidos, já minimizam muito a experiência negativa que o cliente pode ter”, diz. Ele também diz que conversas com pessoas que já compraram também são importantes, para que o consumidor já tenha uma noção prévia de como pode ocorrer o atendimento de uma empresa específica.

Fonte: Portal IG

0 comentários:

Postar um comentário