Pesquisar

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Procon oferece curso virtual para jovem consumidor

O Procon do Paraná abriu, no dia 1º de maio, as inscrições para o Curso de Direitos do Consumidor destinado a jovens consumidores. Os interessados têm até quinta-feira, 8 de maio, para se inscreverem para as 100 vagas ofertadas. A inscrição deve ser feita no link “Curso para Jovem Consumidor”, no portal do Procon Paraná (www.procon.pr.gov.br).

O curso - que integra o projeto “O Consumidor Educação: Curso Virtual para o Jovem Consumidor”, do Ministério da Justiça - é gratuito e será ministrado pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor, via internet. O acesso ao conteúdo ministrado será por meio de login e senha que serão encaminhados ao e-mail informado pelo aluno após a confirmação da inscrição. 

“O curso é virtual e tem como objetivo promover o acesso aos processos de aprendizagem, independente de limitações geográficas, uma inovação e ampliação dos instrumentos de capacitação da Escola Nacional de Defesa do Consumidor”, disse a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano. 

Este é o décimo segundo curso promovido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor, com linguagem adaptada ao público jovem. Os módulos apresentam temas variados, como saúde e higiene, ensino particular, internet e redes sociais, educação financeira e consumo sustentável, entre outros. A finalidade é capacitar os jovens para que possam tomar decisões mais conscientes nas situações diárias de consumo. 

As aulas serão de 11 de julho até 29 de agosto e haverá um tutor para orientação em todo o período do curso. A carga horária é de 60 horas/aula, com direito a certificado, que será disponibilizado na internet para impressão, após a conclusão do curso. Todos os Procons do País participam deste projeto de educação à distância, que tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre direitos na relação de consumo e fomentar a cidadania. 

Para maiores informações acesse cursoprocon@procon.pr.gov.br.


Fonte: Agência de Notícias do Governo do Paraná

Começa hoje campanha de recuperação de crédito da CDL Goiânia

Começa hoje, 5 de maio, o Feirão de Crédito “Nome limpo, crédito fácil”. A iniciativa, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL), tem como principal objetivo fazer com que endividados de boa fé procurem lojas ou instituições financeiras onde possuem débitos para negociar suas contas. O atendimento será realizado até quarta-feira (7), das 9 às 19 horas, no Shopping Estação Goiânia, localizado na Avenida Goiás Norte, no Centro.

Durante os três dias de campanha, o consumidor goianiense terá a oportunidade negociar suas dívidas com condições de pagamento e preços diferenciados e, assim, retirar seu nome do cadastro de inadimplentes de órgãos de proteção ao crédito. Mais de 50 empresas de grande, médio e pequeno porte já garantiram presença na ação. Novo Mundo, Flávio’s Calçados, O Boticário, Tecelagem Avenida, e Lojicred são algumas delas.

INADIMPLÊNCIA

Segundo pesquisa divulgada em março pela CDL, 43% dos consumidores da capital gastam mais do que ganham. O levantamento também revelou que 40% da população tem pelo menos uma dívida aberta no comércio. Se comparado aos resultados do estudo divulgado entre agosto e outubro do ano passado, quando as dívidas comprometiam 11,5% do orçamento, os consumidores estão em uma situação bem mais preocupante.


Outro dado importante apontado pela pesquisa é que 46,6% dos entrevistados afirmaram que não fazem nenhum tipo de planejamento financeiro familiar. A situação também contribui com o acúmulo de dívidas no comércio. A campanha pretende mudar o cenário, oferecendo melhores condições para que os consumidores quitem suas dívidas.

SERVIÇO:

O quê: Feirão de Crédito “Nome Limpo, crédito fácil”
Quando: 5, 6 e 7 de maio, das 9 às 19 horas
Onde: Shopping Estação Goiânia (Avenida Goiás Norte, Centro)


Fonte: CDL Goiânia