Pesquisar

quinta-feira, 14 de março de 2013

Cuiabá sedia 6º Encontro Nacional do IBEDEC


O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) realizou, nos dias 7 e 8 de março de 2013, na cidade de Cuiabá (MT), o 6º Encontro Nacional da entidade. A presidente do Ibedec matogrossense, Luciane Regina Martins, e o advogado Antônio Carlos Tavares de Mello foram responsáveis pela organização do evento.


Todos os anos, o Ibedec promove um encontro com diretores e advogados do Instituto de todo o País, para discutir os problemas enfrentados pelos consumidores, além de verificar a necessidade de editar cartilhas com orientação sobre seus direitos, bem como ações coletivas e ações civis públicas para proteção dos direitos do consumidor.


O Ibedec já editou diversas cartilhas de orientação com o detalhamento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e edições especiais dedicadas ao auxílio dos endividados, turistas, compradores de veículos, compradores de imóveis de construtoras, mutuários do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), dos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além do Manual da Casa Própria. Todo o material está disponível para consulta e download gratuito pelo site www.ibedecgo.org.br.


No encontro do dia 7 de março, foi realizada uma palestra na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso abordando o tema “Construção Civil e os Direitos do Consumidor: atraso de obras, vícios na construção, revisão de financiamento, entre outros). A palestra foi conduzida pelo presidente nacional do Ibedec, José Geraldo Tardin; pelo gerente de Fiscalização em Substituição Legal do PROCON-MT, Rogério Chapadense Liberalesso; e pelo deputado estadual Emanuel Pinheiro, que preside a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte daquela casa de leis.


No dia 8 passado, foi realizada uma palestra no auditório da UNIC Shopping Pantanal (Universidade de Cuiabá), com o tema “Principais abusos contra o consumidor”. A discussão foi conduzida pelo presidente do Ibedec de Goiás, Wilson Cesar Rascovit; por Carlos Rafael D. Gomes de Carvalho, advogado e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Mato Grosso (OAB-MT); e pelo juiz da 7ª Vara Cível de Cuiabá, Yale Sabo Mendes.


Além da sede em Brasília e da filial em Goiânia, o Ibedec mantém escritórios e/ou representantes nas seguintes capitais: Cuiabá (MT), São Luís (MA), Porto Alegre (RS), e Fortaleza (CE). Diariamente, o Instituto recebe dezenas de consultas por e-mail e, pessoalmente, nos escritórios. O site www.ibedec.org.br também se tornou uma importante ferramenta para divulgação dos direitos dos consumidores.

 

0 comentários:

Postar um comentário