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quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Ibedec inaugura escritório para defesa dos consumidores em Campo Grande e região

“O Estado de Mato Grosso do Sul e seus consumidores já
vinham necessitando de um órgão para tirar suas dúvidas
e oferecer orientações sobre as relações de consumo
do dia a dia”, destaca Wilson Rascovit, presidente
do Ibedec de MS e GO. Foto: Rodrigo Paniago


No próximo dia 27 de novembro, consumidores de Campo Grande e região do Estado de Mato Grosso do Sul vão contar com um apoio maior no que diz respeito aos seus direitos, com a inauguração do mais novo escritório do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo. Participam da abertura oficial das atividades do Ibedec-MS o presidente das seções goiana e sul-mato-grossense, Wilson Cesar Rascovit, e o presidente nacional, José Geraldo Tardin, à frente da matriz do órgão, no Distrito Federal, desde junho de 2001.

Rascovit justifica que há uma demanda no Estado que precisa ser sanada. “O Estado de Mato Grosso do Sul e seus consumidores já vinham necessitando de um órgão para tirar suas dúvidas e oferecer orientações sobre as relações de consumo do dia a dia. Diversas pessoas, que convivem constantemente com problemas relacionados ao desrespeito aos seus direitos, precisam saber por qual caminho percorrer.”

Segundo ele, o  Ibedec-MS também pretende aperfeiçoar os mecanismos de defesa do consumidor já existentes. “Em nosso escritório de Campo Grande, o atendimento será gratuito, até porque somos uma organização sem fins lucrativos. Ainda oferecemos estudos aprofundados e orientações judiciais cabíveis para cada caso específico. Também temos o intuito de trabalhar em parcerias com outros órgãos da mesma área, como o Procon.”

Para Rascovit, “a criação do Ibedec-MS também representa um marco na história do estudo e defesa dos direitos do consumidor no Brasil, pois será uma realização que se perpetuará no tempo”. “É motivo de orgulho para todos nós e um avanço na hora de fazer valer o que está determinado no Código de Defesa do Consumidor (CDC), entre outros códigos nacionais que servem para defender os cidadãos”, destaca.

Além da matriz em Brasília e da filial em Goiânia, o Ibedec ainda mantém escritórios e/ou representantes nas seguintes cidades: Cuiabá (MT), São Luís (MA), Presidente Prudente (SP), Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE). Diariamente, o Instituto recebe dezenas de consultas por e-mail e, pessoalmente, em seus escritórios.

Rascovit destaca ainda que os sites www.ibedec.org.br e www.ibedecgo.org.br “já se tornaram importantes ferramentas de divulgação dos direitos dos consumidores”. Na internet, todos têm acesso a cartilhas gratuitas com orientações específicas e notícias relacionadas aos direitos do consumidor de todo o País, tanto no blog (www.ibedecgo.blogspot.com.br) quanto nas redes sociais (Facebook e Twitter).

A função do Instituto

Para aqueles que desconhecem o trabalho do Instituto, o Ibedec não tem poder de multar empresas, mas pode buscar a conciliação entre consumidores e fornecedores; e entrar com ações judiciais para reparações de danos, fazendo valer seus direitos, descritos no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Basicamente, o objetivo do Instituto é reunir profissionais gabaritados nas áreas econômica e jurídica, para estudar e orientar a população sobre as relações de consumo e todos os seus desdobramentos, visando à difusão dos seus direitos e os meios legais para defendê-los”, explica o presidente.

O Instituto ainda atua no campo político, com o propósito de sensibilizar os governantes e os legisladores quanto aos problemas vividos pelos consumidores, procurando soluções e mudanças que possam melhorar as relações de consumo no País. “Apresentamos constantemente sugestões legislativas, que visem aos benefícios e respeito aos direitos do consumidor, por meio de novas leis”, ressalta Rascovit.

“O órgão ainda dispõe de um cadastro de profissionais das áreas econômica e jurídica, conveniados para prestar serviços aos consumidores, evitando que pessoas entrem com ações erradas na Justiça e, muitas vezes, acabem sendo prejudicadas”, informa.

Rascovit também destaca que quem procurar o Ibedec-MS vai receber todas as informações referentes às relações de consumo, gratuitamente, e só vai se filiar a partir do momento que for utilizar algum serviço, do próprio Ibedec ou de seus conveniados. “Também fazemos um amplo trabalho de informação para a comunidade, com participação em entrevistas e debates em rádios, programas de TV e jornais. Tudo com o intuito de disseminar os meios de defesa dos consumidores.”

O Ibedec, por fim, tem como objetivo lutar junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, para que os direitos dos consumidores, garantidos pela Constituição Federal, Código Civil, Código de Defesa do Consumidor e legislações específicas nos municípios e nos Estados, sejam respeitados. “Temos como princípio lutar por um país mais justo”, garante Rascovit.

O Ibedec-MS, que é uma entidade privada mantida por seus associados, funcionará na Rua da Lira nº 234, Sala 2, Vila Carlota, em Campo Grande (MS). Agende seu atendimento gratuito pelo telefone 67 3015-1090.

Postado por Marjorie Avelar, assessora de comunicação do Ibedec Goiás

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