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sexta-feira, 4 de abril de 2014

Procon recolhe ovos de Páscoa por promover bullying

Campanha publicitária e mensagem na embalagem do ovo de Páscoa
Lacta (“personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo”)
incentivam discriminação entre crianças e adolescentes, acusa Procon-RJ

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon do Rio de Janeiro, começou a recolher na quarta-feira, 2 de abril, os ovos de Páscoa Bis Xtra + Chocolate, da Lacta, das prateleiras de supermercados e de lojas de departamentos do Rio de Janeiro.

De acordo com o órgão, a campanha publicitária do produto e a mensagem transmitida em sua embalagem (“personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo”) incentivam a discriminação entre crianças e adolescentes. Nos adesivos que podem ser utilizados pelos jovens estão expressões como "morto de fome", "nerd" e "nervosinho".

O órgão também instaurou processo administrativo na quarta-feira contra a Mondelez Brasil, a fabricante dos ovos, que suspende a comercialização e determina a apreensão dos produtos que estejam à venda.

De acordo com o Procon Estadual, os gerentes dos estabelecimentos serão responsáveis por informar todas as filiais da rede sobre a suspensão da venda do produto.
Segundo nota do Procon-RJ, o processo determina que as vendas do ovo estarão suspensas até que a mensagem em sua embalagem seja alterada e deixe de conter os textos que "promovem o bullying".

Procurada, a Mondelez Brasil informa que ainda não foi notificada e, por esse motivo, não pode se manifestar. 

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