A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor
(Seprocon), por meio do Procon do Rio de Janeiro, começou a recolher na
quarta-feira, 2 de abril, os ovos de Páscoa Bis Xtra + Chocolate, da Lacta, das
prateleiras de supermercados e de lojas de departamentos do Rio de Janeiro.
De acordo com o órgão, a campanha publicitária do produto e
a mensagem transmitida em sua embalagem (“personalize a embalagem com adesivos
e sacaneie seu amigo”) incentivam a discriminação entre crianças e
adolescentes. Nos adesivos que podem ser utilizados pelos jovens estão
expressões como "morto de fome", "nerd" e
"nervosinho".
O órgão também instaurou processo administrativo na
quarta-feira contra a Mondelez Brasil, a fabricante dos ovos, que suspende
a comercialização e determina a apreensão dos produtos que estejam à venda.
De acordo com o Procon Estadual, os gerentes dos estabelecimentos
serão responsáveis por informar todas as filiais da rede sobre a suspensão da
venda do produto.
Segundo nota do Procon-RJ, o processo determina que as
vendas do ovo estarão suspensas até que a mensagem em sua embalagem seja
alterada e deixe de conter os textos que "promovem o bullying".
Procurada, a Mondelez Brasil informa que ainda não foi
notificada e, por esse motivo, não pode se manifestar.
Fonte: Portal IG/Economia
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