Pesquisar

sexta-feira, 21 de março de 2014

Cobrança por perda de comanda no comércio é ilegal, alerta OAB/MS

Alguns bares e restaurantes fazem a cobrança de multa por perda de comanda, mas, é bom o consumidor saber que a prática é ilegal. A comanda é a ficha individual de registro de consumo, mas a responsabilidade do controle de consumo e estoque é do estabelecimento. O alerta é da Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). 

O presidente da Comissão, Leandro Amaral Provenzano, explica que "o estabelecimento deve ser responsável pelo controle da consumação e não o cliente", comenta. De acordo com Provenzano, o cliente também não pode ser proibido de sair do estabelecimento por conta da perda. A orientação para pessoas que passaram por esse tipo de situação é que exijam recibo discriminando que o pagamento efetuado é referente a multa, assim, posteriormente, pode requerer em juízo indenização por danos materiais.

"Com o recebido especificado, o consumidor pode entrar com uma ação pedindo indenização. Se o mesmo for impedido de sair do local, e tenha testemunhas, também cabe dano moral por ser exposto ao constrangimento", finaliza.

Fonte: Correio de Corumbá/MS

0 comentários:

Postar um comentário