Pesquisar

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Quer economizar? Saiba 10 formas para reduzir gastos

Aprenda como gastar menos com despesas do dia-a-dia 

Se está faltando dinheiro ou se você anda com ele contado para tudo, é hora de começar a pensar em reduzir gastosMesmo que ainda esteja sobrando alguns reais na sua conta, economizar é uma atitude amiga do bolso e que pode ser praticada quando necessário para evitar que você entre em dívidas.

1 - Café da manhã
Tomar café da manhã fora de casa todos os dias é um pequeno gasto que se acumulado pode acabar pesando no seu bolso. Uma alternativa é usar esse dinheiro para comprar alimentos para o café no supermercado e fazê-lo em casa.
Calcule o quanto você pode economizar com o café da manhã com a planilha abaixo.


2 -
 Água
Para economizar água as “regras” são básicas: diminuir o tempo no banho, verificar com frequência se não há vazamentos na sua casa e fechar a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça. Uma ideia é deixar para lavar o quintal e o carro a cada 15 dias, reduzindo o consumo semanal.
3 - Energia elétrica
Aqui também dicas fundamentais: substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes; sempre que possível, apagar a luz durante o dia, aproveitando a luz do sol e tirar da tomada aparelhos que não estão sendo usados.
Na hora da compra de eletrônicos, procure optar por produtos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia, de preferência da categoria A(este é um indicativo de que ele consome menos energia).

4 - Descontos
Como diz o ditado, “quem não arrisca, não petisca”. Se você não ousar pedir um desconto maior, dificilmente ele será oferecido por quem está vendendo. Converse com o vendedor e com o gerente, qualquer desconto é válido. 
5 - Compre em “tamanho família”
Outra forma de diminuir gastos é comprar produtos que estão na sua lista frequentemente e que não estragam em quantidades maiores. Supermercados atacadistas podem ser uma opção, faça as contas se o preço unitário sai mais em conta.
6 - Leve comida de casa para o trabalho
Seja o almoço ou um lanche, além de mais saudável por conta da forma de preparo, levando comida de casa para o trabalho você pode economizar nesse gasto, deixando o dinheiro para outra coisa ou para aproveitar no fim de semana. Até mesmo se você usa tíquete-refeição.
7 - Compre depois (ou bem antes) das datas comemorativas
Presentes que não saem do calendário e que todo ano você deixa para a última hora(quando, geralmente, o comércio aumenta os preços) podem ser comprados bem antes ou depois pelo valor normal ou até com descontos. Planeje!
8 - Mude seus hábitos com o celular
Trocar a conta pós-paga para uma pré-paga pode ser uma saída para que você possa controlar melhor os gastos. A maioria das operadoras oferece promoções e bônus que reduz a cobrança pelo minuto falado e o custo em SMS, faça as contas e veja quanto você pode economizar se aproveitar essas facilidades.
9 - Planeje seus gastos
Separe o dinheiro das contas e despesas fixas (aquelas que vêm todo mês). Fazendo isso, você sabe onde seu salário está indo e consegue organizar melhor o orçamento para economizar ou comprar algo que queira. Isso ajuda também a se controlar naquela liquidação, evitando aperto depois.
10 - Contagie os que moram e convivem com você
“A união faz a força” para diminuir os gastos. Fica mais fácil quando sua família, amigos e colegas de trabalho apoiam e colaboram para que você consiga poupar seu bolso. Faça com que eles entrem na sua onda.

0 comentários:

Postar um comentário