Mais uma vez a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou a suspensão
da venda, por três meses, de 212 planos de saúde, administrados por 21
operadoras no Brasil. A medida, que já foi tomada em outras três ocasiões (a
última, em outubro do ano passado), é decorrente do descumprimento de prazos determinados
para atendimentos médicos, realizações de exames e internações, e negativas
indevidas de cobertura.
A medida começa a valer a partir de sexta-feira (23). Além
da nova lista, outros 34 planos de cinco operadoras, que há foram punidas pelo
órgão e não conseguiram cumprir a metas estabelecidas pela ANS,continuarão
suspensas por mais três meses. De acordo com a Agência, apenas no último
trimestre de 2013 foram registradas 17.417 reclamações, em todo o País, contra
553 operadoras.
Para o presidente do Instituto
Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo – Seção Goiás
(Ibedec-GO), Wilson Cesar Rascovit, a suspensão demonstra que os consumidores vêm
fazendo a sua parte, ou seja, reclamando dos abusos cometidos pelas operadoras,
o que acarretou na suspensão das vendas. “As operadores respeitarão o
consumidor só quando sentirem ‘no bolso’. Com essa nova suspensão terão prejuízos”,
afirma. Para evitar transtornos, Rascovit orienta os consumidores a consultarem
a lista pelo site www.ans.gov.br, antes de fechar
qualquer contrato com uma empresa de plano de saúde.
De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a
suspensão das vendas não pode afetar o atendimento aos atuais usuários desses
planos de saúde, mas impede a inclusão de novos clientes.
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